Skip to content

Tolerância e educação são indispensáveis em discussões em mídias sociais

04/08/2011

As mídias que estão à nossa disposição nos dias atuais são diversas e elas nos levam a uma constatação: estamos mais conectados! E esta conexão gera oportunidades de participarmos de debates e discussões com amigos, conhecidos e até com pessoas que não conhecemos. Assim, as denominadas “redes sociais” constituem-se numa dessas mídias, as quais geram a oportunidade de interação e troca de idéias.

Tais interações pressupõem, obviamente, que pessoas diferentes e com pensamentos e opiniões diferentes possam manifestar-se, contribuindo para reflexões mais complexas e completas da realidade. E isso é saudável! Aprendemos, crescemos, nos desenvolvemos e nos tornamos pessoas melhores com a diversidade, com as formas diferentes de pensar, com outros modos de ver o mundo, com maneiras diversas de analisar as questões e de julgar os fatos e acontecimentos, com jeitos outros de interpretar a realidade.

Mas não são todos que pensam assim! Em discussões que presenciamos ou participamos em redes sociais, observamos pessoas que simplesmente não tem a mínima tolerância com posturas e atitudes deferentes das delas. Quando alguém se manifesta de forma diferente ou contrária às suas idéias, sentem-se no direito de – literalmente – “atacar o inimigo”. É como se suas atitudes e opiniões fossem verdades absolutas, perfeitas e, portanto, intocáveis, não passíveis de discordância, não passíveis de questionamentos, não passíveis de contra-argumentos, não passíveis de reflexão crítica, mas apenas passíveis de aceitação, tal como suas idéias foram expressas, imutáveis!

Além disso, muitas vezes, partem para o “ataque” sem a menor elegância e educação que o espaço público (e, portanto, de diversidade!) exige. Alguns chegam a usar palavrões, gírias agressivas, xingamentos e outras formas de “detonar o inimigo” que em nada contribuem para o assunto objeto daquela discussão. Parece que querem vencer a qualquer custo, a qualquer modo, com argumentos inteligentes ou com expressões ofensivas e “violência textual”. E dá-lhe intolerância! É como se estivessem em um ringue e “dar porrada e vencer!” é a regra. Não! Não há necessidade de vencedores. A troca de idéias é a vitória!

Quão triste é essa situação! Tais pessoas ainda não aprenderam a importância da diversidade de pensamentos. Ainda não aprenderam que a “nossa” forma de interpretar o mundo é apenas a “nossa” forma, e não é, e não precisa ser, necessariamente, a forma dos outros interpretarem. Cada pessoa tem um passado, um conjunto de experiências, aprendizagens e conhecimentos que são apenas seus, únicos, singulares! Portanto, definitivamente, é impossível pensarmos todos da mesma forma! Aliás, quem disse que precisamos todos concordar com as opiniões dos outros? Podemos e devemos conviver perfeitamente com a diversidade de opiniões e outras visões de mundo!

A conseqüência maior dessa intolerância ao pensamento diferente em redes sociais é que muitas pessoas simplesmente deixam de participar de tais debates e discussões públicas, justamente por causa desse comportamento mal educado, intolerante e ofensivo de alguns (“Participar para quê? Para levar porrada de graça de gente de baixo nível?”), que acham que são tão especiais a ponto de não permitir que outros pensem diferente deles.

Temos que lutar contra essa intolerância. Admitamos outras possibilidades de interpretação da realidade e das coisas do mundo. Permitamos que os outros se manifestem contrários às nossas idéias. Possibilitemos a nós mesmos aprender com as opiniões divergentes das nossas. Vamos dar o direito de as pessoas expressarem-se, mesmo que pensemos de modo diverso ou contrário! E tudo de forma educada, elegante, no mais alto nível (sem palavrões, ofensas, xingamentos, etc). “Alto nível”, legal isso né? Muito bem, vamos à interação! :D

PDF: http://dl.dropbox.com/u/23482296/ArtigosBlog/Tolerancia_e_educacao_sao_indispensaveis_em_discussoes_em_midias_sociais.pdf

Anúncios
No comments yet

Digite seu comentario

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: