Skip to content

Filmes

Links de vídeos/filmes que considero importantes, especialmente os documentários. 

……………………………………………………………………………………………………………………………….

1 The Corporation / A Corporação – Documentário

Este vídeo mostra o poder das grandes empresas (organizações/corporações). “A Corporação” é um documentário que analisa a fundo o poder das grandes empresas, das grandes corporações. O filme aborda desde o nascimento desse tipo de negócio até o predomínio de suas atividades no mundo atual.

– Vídeo recomendado para todos que querem desenvolver uma posição crítica em relação ao enorme poder e as consequências ruins para a sociedade e ao mundo de algumas mega-corporações, as quais, muitas vezes, buscam o lucro acima que qualquer coisa.

……………………………………………………………………………………………………………………………….

2 Sicko – SOS Saúde – Documentário sobre o serviço de saúde dos EUA

O documentário “Sicko – SOS Saúde” mostra a triste realidade do sistema de saúde dos EUA, especialmente para aqueles que não possuem condições financeiras de pagar por um seguro de saúde privado e de qualidade.

– Vídeo recomendado para todos que querem desenvolver uma posição crítica em relação ao sistema de saúde dos EUA (já que há uma ilusão de que tudo no exterior é melhor que no nosso país). O documentário mostra a situação precária da saúde para os norte-americanos que não tem condições de pagar por um seguro de saúde privado. O vídeo nos leva, inevitavelmente, a valorizar, ainda que com todas as críticas, limitações e problemas, o nosso SUS, o qual proporciona atendimento universal (ainda que precário em muitos casos e regiões do país) a todos os brasileiros: pobres e ricos.

Link do Youtube são 13 partes, assista a primeira e as demais em seguida pela ordem numérica.

……………………………………………………………………………………………………………………………….

3 Lixo Extraordinário – Documentário

Filmado ao longo de dois anos (agosto de 2007 a maio de 2009), Lixo Extraordinário acompanha o trabalho do artista plástico Vik Muniz em um dos maiores aterros sanitários do mundo: o Jardim Gramacho, na periferia do Rio de Janeiro. Lá, ele fotografa um grupo de catadores de materiais recicláveis, com o objetivo inicial de retratá-los. No entanto, o trabalho com esses personagens revela a dignidade e o desespero que enfrentam quando sugeridos a reimaginar suas vidas fora daquele ambiente. A equipe tem acesso a todo o processo e, no final, revela o poder transformador da arte e da alquimia do espírito humano.

……………………………………………………………………………………………………………………………….

4 LUZ – Documentário

O centro de São Paulo é um foco de resistência política.  Bairro da Luz, estigmatizado como “cracolandia” pelo poder público, resiste a uma intensa “gentrificação”, tentada desde os anos 70.

– Vídeo recomendado para analisar criticamente o papel do estado quando promove os processos de “higienização” de lugares ou a “gentrificação” nas cidades, ou seja, quando criam projetos que visam excluir, mudar (ou seria “arrancar”) pessoas e organizações de um lugar, enfim, “limpar” um lugar (tirar prostitutas, drogados, pobres, moradores de rua, empresas, casas e outras habitações, excluir a sua história, seu passado e seu presente, e a sua cultura) para construir um ambiente “limpo”, “bonito”, elitizado, para que a elite possa usufruir. Processos como este ocorrem com frequência em pequena escala em quase todas as cidades do país, e os já excluídos socialmente são “empurrados/afastados” para longe.

……………………………………………………………………………………………………………………………….

5 Muito Além do Cidadão Kane – Documentário sobre a Globo

Muito Além do Cidadão Kane é um documentário televisivo britânico de Simon Hartog exibido em 1993 pelo Channel 4, uma rede televisiva pública do Reino Unido. A obra detalha a posição dominante da Rede Globo na sociedade brasileira, debatendo a influência do grupo, seu poder e suas relações políticas, que os autores do documentário vêem como manipuladoras e formadora de opinião.

– Vídeo recomendado para quem quer entender como a mídia tem poder de influenciar e manipular uma nação em seus  processos políticos ou outros, neste caso específico as televisões, como a Rede Globo, que foi decisiva nas eleições de 1989. Além disso, o filme mostra muito sobre a história da Rede Globo, inclusive o seu fortalecimento na ditadura militar, e seus métodos questionáveis de atuação, que persistem até hoje.

……………………………………………………………………………………………………………………………….

6 Brazil, a Report on Torture – Documentário sobre a tortura na ditadura do Brasil

Brazil, a Report on Torture é um documentário que foi produzido em 1971 com a colaboração do cineasta norte-americano Haskell Wexler, contando com depoimentos de brasileiros torturados e que se exilaram no Chile.O filme foi rodado com a colaboração de Saul Landau e Haskell Wexler. Mostra relato de pessoas que sofreram torturas tanto físicas quanto psicológicas para que delatassem seus companheiros.

– Vídeo recomendado para todos os brasileiros. O filme traz depoimentos de várias pessoas que foram violentamente torturadas por militares durante a ditadura militar no Brasil. O vídeo mostra toda a crueldade das torturas realizadas, em detalhes. Um filme que faz os brasileiros valorizarem a liberdade que possuem com a democracia. Muitos sofreram e muitas vidas foram ceifadas para que a democracia retornasse ao Brasil.

Link do Youtube com 6 partes. Assista a primeira e as demais em seguida pela ordem numérica.

……………………………………………………………………………………………………………………………….

7 Ilha das Flores – Documentário

De forma ácida e com uma linguagem quase científica, o curta mostra como a economia gera relações desiguais entre os seres humanos. A CNBB (Confederação Nacional dos Bispos do Brasil) concedeu ao filme o Prêmio Margarida de Prata, como o “melhor filme brasileiro do ano” em 1990. Em 1995, Ilha das Flores foi eleito pela crítica européia como um dos 100 mais importantes curtas-metragens do século.

– Vídeo recomendado para se analisar as relações desiguais que a economia gera na sociedade.

……………………………………………………………………………………………………………………………….

8 A História dos Direitos Humanos

Excelente pequeno vídeo que mostra de forma simples o que são os direitos humanos.

……………………………………………………………………………………………………………………………….

9 Família e Educação na Sociedade de Consumo – Documentário

A relação entre pais e filhos vem sofrendo mudanças radicais desde os últimos trinta anos. Para muitas famílias, ter filhos transformou-se em ato de consumo, assim como as próprias relações se encontram pautadas pela lógica do consumo. A busca pela felicidade e a falta de tempo parecem ser a tônica dominante da classe média pós-moderna.

Nessa chave, a educação das crianças muitas vezes acaba relegada a babás e profissionais. Urge refletir sobre o papel da família e o da escola, que é distinto, na educação das crianças, lembrando que cabe aos adultos inseri-las no mundo e prepará-las para enfrentar suas dificuldades.

……………………………………………………………………………………………………………………………….

10 À Sombra de Um Delírio Verde – Documentário

Documentário que denuncia a presença de transnacionais no massacre dos indígenas guarani kaiowá no Mato Grosso do Sul.

……………………………………………………………………………………………………………………………….

11 Tributos – Que História é essa?

Série Educação Fiscal e Cidadania do Governo Federal

……………………………………………………………………………………………………………………………….

12 O Massacre de Pinheirinho: A Verdade Não Mora ao Lado

Entenda o massacre de Pinheirinho. Este vídeo revela os jogos de interesses na expulsão dos 9.000 moradores da ocupação Pinheirinho, de 8 anos, em São José dos Campos – SP. Traz, também, imagens do dia da desocupação (22/01/12) e depoimentos sobre a truculência policial.

……………………………………………………………………………………………………………………………….

13 A História da Água Engarrafada

……………………………………………………………………………………………………………………………….

14 A História das Coisas

História das Coisas, versão brasileira do documentário The Story of Stuff, de Annie Leonard:

O que é História das Coisas ? Da extração e produção até a venda, consumo e descarte, todos os produtos em nossa vida afetam comunidades em diversos países, a maior parte delas longe de nossos olhos. História das Coisas é um documentário de 20 minutos, direto, passo a passo, baseado nos subterrâneos de nossos padrões de consumo. História das Coisas revela as conexões entre diversos problemas ambientais e sociais, e é um alerta pela urgência em criarmos um mundo mais sustentável e justo.

……………………………………………………………………………………………………………………………….

15 África – Uma História Rejeitada – Documentário

Documentário que retrata a diversidade e a riqueza da história africana.

……………………………………………………………………………………………………………………………….

16 Surplus – Documentário sobre a produção e consumo desenfreado

O documentário Surplus mostra os excessos da atual produção em massa e o consumo desenfreado que afligem a maioria dos paises e culturas mundiais e os problemas que vem sendo causados ao meio ambiente e para todos que estão nele. John Zerzan é considerado o Guru da anti-globalização e o produtor Eric Gandini se baseia nos pensamentos de Zerzan para mostrar a destruição das reservas naturais e do meio ambiente que vem sendo causada pela vida consumista que vivemos.

……………………………………………………………………………………………………………………………….

17 Let’s Make Money – Documentário

Documentário (2008) de altíssimo nível, essencial para se entender o mundo em que vivemos pela ótica financeira internacional.

……………………………………………………………………………………………………………………………….

18 Fatos, não palavras! Os direitos humanos em Cuba – Documentário

Dirigido por Carolina Silvestre, em 2007, a idéia do documentário é mostrar como as coisas acontecem no país. Como são as eleições em Cuba? Como são tratados os prisioneiros? O que acontece com os imigrantes cubanos que chegam nos Estados Unidos?

Essas e outras questões, há muito tempo conhecidas pela ONU e diversas entidades internacionais, são reveladas para derrubar de vez os mitos que cercam as informações sobre a ilha. A Revolução Cubana não trouxe apenas educação e saúde de qualidade – fatos reconhecidos até pela grande mídia – mas trouxe, que é o principal, espírito crítico e poder de participação da população.

Link do Youtube são 10 partes. Assista a primeira e as demais em seguida pela ordem numérica.

……………………………………………………………………………………………………………………………….

19 O Mundo Segundo a Monsanto – Documentário

Documentário sobre a maior empresa de biotecnologia do mundo. Ela que também atua fortemente no brasil, sobretudo a produção de trangênico. O vídeo aborda criticamente a atuação da Monsanto e sua estratégia de ação para tornar o mundo dependente de sementes de transgênicos, que ela produz.

……………………………………………………………………………………………………………………………….

20 Mães do Cárcere – Documentário sobre mulheres presas

Neste documentário, Mães do Cárcere, algumas mães revelam violações de direitos das mulheres encarceradas, sobretudo em relação a seus filhos. São duas partes, assista pela ordem.

……………………………………………………………………………………………………………………………….

21 Maio: Mês dos Trabalhadores

A história do mês de maio e a luta dos trabalhadores por direitos.

……………………………………………………………………………………………………………………………….

22 Raça Humana – Documentário

Documentário revela bastidores das cotas raciais na UnB.

……………………………………………………………………………………………………………………………….

23 “TOP SECRET” – A Conspiração contra o Brasil – Documentário

(O Dia que durou 21 anos)

Documentário que revela minuciosamente a participação do governo dos Estados Unidos no golpe militar de 1964 que durou até 1985 e instaurou a ditadura militar no Brasil. Pela primeira vez, documentos do arquivo norte-americano, classificados durante 46 anos como “Top Secret” são expostos ao público. Textos de telegramas, áudio de conversas telefônicas, depoimentos contundentes e imagens inéditas fazem parte desse documentário.

……………………………………………………………………………………………………………………………….

24 Manada de búfalos salva filhote das garras dos leões

Vídeo interessante que serve para refletirmos o quanto a atuação coletiva, em comunidade, em grupo, em equipe, é poderosa, ainda que o vídeo seja sobre o mundo selvagem.

……………………………………………………………………………………………………………………………….

25 América Minada – Documentário

Minas não escolhem suas vítimas. Nem na África, nem no Oriente Médio: o país do planeta com maior ocorrência de acidentes e mortes causadas por minas terrestres e Explosivos Remanescentes de Guerras (ERGs) fica na América do Sul. Trata-se da Colômbia. E a concentração é ainda maior no norte do país. É esse é o tema do documentário “América Minada”, de 2007.

……………………………………………………………………………………………………………………………….

26 Favela Fábrica – Documentário

A realidade de trabalhadores de favelas, terceirizados, explorados, sem direitos trabalhistas.

……………………………………………………………………………………………………………………………….

27 Notícias de uma guerra particular – Documentário

O filme examina o submundo nos morros cariocas, como se dão as guerras facções versus polícia e facções versus facções, considerando o ponto de vista dos traficantes, dos policiais e, “no meio do fogo cruzado”, dos moradores.

……………………………………………………………………………………………………………………………….

28 Criança – A alma do negócio – Documentário

Este documentário reflete como a criança tornou-se a alma do negócio para a publicidade. A indústria descobriu que é mais fácil convencer uma criança do que um adulto, então, as crianças são bombardeadas por propagandas que estimulam o consumo e que falam diretamente com elas. O resultado disso é devastador para as crianças, seus pais e à sociedade.

……………………………………………………………………………………………………………………………….

29 Quebrando preconceitos: O que é e o que querem o MST

Programa de entrevista da Band com um dos fundadores do MST, bastante esclarecedor.

……………………………………………………………………………………………………………………………….

30 Ditadura no Brasil – Documentário Completo – Golpe Militar – Intervenção dos EUA

Cenas da morte de John Kennedy e a posse de Lyndon Johnson abrem este documentário, dando seqüência a estratégia dos Estados Unidos de impedir, ao que o sucessor de Kennedy, chamou de “um outro regime comunista no hemisfério ocidental” – Ele continuou – “Vamos ficar em cima de Goulart e nos expor se for preciso”, disse Jonhson, numa referência ao ex-presidente João Goulart.

Imagens focam no discurso de Jango, apelido de Goulart, na estação Central do Brasil (Rio de Janeiro), em 13 de Março de 1964, que foi considerado uma provocação pelos arquitetos do golpe. Os americanos já preparavam o esquema, enviando suas forças militares para o “controle das massas”, como se refere um dos entrevistados. Paralelamente, articulações para levar o marechal Humberto Castelo Branco ao poder estavam sendo engendradas.

As forças americanas não precisaram entrar em campo. João Goulart pegou o avião, foi para Brasília e depois para o sul do país. Por que Jango não reagiu? É uma questão posta na tela. O general Cavalcanti, oficial da guarda presidencial, resume: “Lamento que foi um golpe fácil demais. Ninguém assumiu o comando revolucionário”.

Os Estados Unidos estavam mobilizados para, em caso de resistência, fazer a intervenção militar pela costa e assim ajudar os militares. As correspondências de Lincoln Gordon com o primeiro escalão da Casa Branca são mostradas ao público, explorando as ações secretas junto às Forças Armadas, a reação da imprensa e dos grupos católicos no Brasil. Os Estados Unidos reconhecem o novo governo e imagens da vitória e manifestações de rua entram em cenas.

……………………………………………………………………………………………………………………………….

31 A história do racismo

O documentário aborda o cruel legado deixado pelo racismo ao longo dos séculos. Iniciando pelos EUA, berço da Ku Klux Klan, onde o pesquisador James Allen, possuidor de vasta coleção de material fotográfico e jornalístico sobre linchamentos, defende que há um movimento arquitetado para apagar a mácula racial da memória do país.A seguir, remonta à colonização belga do Congo, por Leopoldo II, onde os negros que não atingiam a quota diária de borracha tinham a mão direita decepada. O documentário trata ainda da problemática racial na África do Sul (Apartheid) e Grã-Bretanha, abordando a luta do Movimento pelos Direitos Civis nos EUA e a desconstituição do mito da existência de raças.É importante conhecer a história, inclusive para, em muitos casos, não repeti-la.

……………………………………………………………………………………………………………………………….

32 Muito além do peso (documentário brasileiro)

Documentário sobre a obesidade infantil no Brasil. Pais, mães e responsáveis por crianças deveriam assistir este filme.
……………………………………………………………………………………………………………………………….